Uma boa ideia que vale a pena partilhar!

Enviaram um mail com esta ideia de reciclar tampas de garrafas que eu achei que devia partilhar convosco!


Idea para reciclar tampas de pet:
Corte logo abaixo do gargalo usando tesoura ou outro cortador.
Passe o saco plástico por dentro do gargalo cortado.

Depois basta fechar com a tampa. E pode usar nas embalagens de mantimentos,
pães etc.


Simples! Aposto que nunca se tinham lembrado de tal coisa! agora já não é preciso dar os nós nos sacos que são difíceis de desfazer!

Em terras do Balio

Numa tentativa de conhecer os jardins do Mosteiro de Leça do Balio, atravessei as portas abertas. Contudo não consegui explorar todos os jardins, mas deixo aqui a promessa que farei mais tentativas, que se bem sucedidas serão aqui partilhadas. Seguem-se as imagens do que me foi permitido ver.

















temo

Este livro vale a pena ler

Uma das leituras de férias...encontrei-o numa feira em Vila Real pela módica quantia de 1€..
Penso que o título escolhido poderia ser bastante mais sugestivo. O interesse do livro não está propriamente na novidade dos assuntos falados, mas na forma como eles são abordados.

Necessário é também ter em conta que foi escrito nos anos 70: nota-se em certos assuntos uma opinião discutível, nomeadamente no que diz respeito aos riscos associados ao uso de pesticidas, etc..


Aqui fica a capa:
(Nesta foto também: Cadeira do IKEA e Estante do IKEA)

.

E o índice:

Abraços para todos os leitores, e também todos os bloggers!

Por terras do Mirtilo - Sever do Vouga



Partindo da antiga estação de comboios de paradela, iniciamos uma caminhada ao longo da antiga linha de comboios, agora transformada numa bela ecopista, repleta de paisagens deslumbrantes, pequenos bosques autóctones e meandros do rio Vouga. Por aqui, quem passa cumprimenta "boa tarde" e é com muita alegria que posso dizer que me cruzei em cerca de metade da extensão da ecopista com uma vintena de pessoas..nada mau para começar!




Por entre os carvalhos, castanheiros e oliveiras, descobrem-se quintas e longos campos de milho, pássaros chilreando sob o sabor quente doVerão. Que regalo passar nos túneis e sentir a história dos comboios por ali passados!




Nas encostas solarengas, plantam-se laranjeiras!


Quando quiserem caminhar num local aprazível com muita vegetação, já sabem: visitem a ecopista de Sever do Vouga!


Magnífico Liriodendro no Palácio do Freixo


Um momento de escala natural versus arquitectónica. A natureza nunca deixa de nos surpreender!

Parque Termal de Caldas de Vizela

No parque termal de Caldas de Vizela, usufrui-se ainda da presença de belíssimos exemplares arbóreos e desfruta-se de uma calmaria privilegiada à sombra e frescura do arvoredo. Há plátanos, sequóias, eucaliptos, ulmeiros, araucárias e um rio negro que urge salvar - o rio Vizela. As fontes de água quente brotam do chão e os barcos a remos voltam a encher de alegria o rio mas sem ter de pagar um tostão!   



 









O parque reencontra agora a vida das diversas faixas etárias com a instalação de vários equipamentos tais como parque infantil, equipamento de manutenção geriátrica e um chalet-bar de apoio.

Uma perda do Jardim Botânico de Universidade de Lisboa

Nestas férias, em passeio por Lisboa não pude deixar de fazer a minha visita do costume ao Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, um jardim que eu tanto estimo, principalmente pelas suas árvores singulares.

A minha preferida era um exemplar de Metrosideros excelsa monumental, um verdadeiro símbolo deste jardim.
Nucleoap ao colo do Metrosideros (Maio de 2009)


Metrosideros excelsa em Maio de 2009

Quando cheguei, dirigi-me imediatamente ao local onde está esta árvore, quando me deparei com um triste quadro...esta árvore morreu há uns quatro meses de velhice.

Metrosideros excelsior em Agosto de 2010

Guerrilla Gardening em Imagens

Uma selecção de imagens encontradas pela net...











 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB