de Hans-Busso von Busse entre outros
Atlas de Arquitectura
Para quem gosta da tipologia das Coberturas Verdes, segue uma leitura interesante:
Um Atlas de Arquitectura
(um género literário dentro da História da Arquitectura, que usamos bastantes vezes nos nossos estudos de História da Arte. Destaco o Atlas do Mario Morini: Atlante di storia dell'urbanistica : dalla preistoria all'inizio del secolo XX -http://www.hoepli.it/libro/atlante-di-storia-dell-urbanistica/9788820300531.asp- )
Trata-se contudo de divulgar aqui o
Grande atlante di Architettura
volume 5
Atlante delle terrazze
de Hans-Busso von Busse entre outros
de Hans-Busso von Busse entre outros
original em ligua alemã disponibilizamos aqui a tradução italiana
para ler no issu, com links para os outros volumes:
para ler no Scribd:
download versao pdf:
(agradecemos ao Professor Luis Calafate da faculdade de Ciencias a divulgação)
ARQUITECTURA PAISAGISTA 70 ANOS
A Arquitectura Paisagista comemora 70 anos.
Tudo começou quando o professor Caldeira Cabral fundou o curso no Instituto Superior de Agronomia, deixando uma grande herança inigualável de conhecimentos sobre a paisagem.
Agora, o NAPISA sentiu a responsabilidade de relembrar e homenagear todas as entidades que fizeram parte do crescimento da Arquitectura Paisagista em Portugal e mostrar a evolução e o impacto que tiveram na actualidade e que poderão vir a ter no futuro. Como tal, decidiu avançar com as "Comemorações dos 70 anos da Arquitectura Paisagista" que passam pela realização de conferencias, video-conferências, exposições, roteiros pela tapada, entre outras actividades.
Assim, convidamos todos os alunos de Arquitectura Paisagista a celebrarem connosco este aniversário, de 16 de Abril a 25 de Maio, que é, simultaneamente o dia de aniversário do prof. Gonçalo Ribeiro Telles. Nesta dia, haverá uma RGAP nacional, assim como um jantar convívio entre todas as universidades.
Iain Stewart no EDEN project
How to Grow a Planet com Ian Stewart
http://www.bbc.co.uk/programmes/b01c6c2b
sequencia do episodio 1, filmado no EDEN Project, estivemos lá no dia 30 de Outubro e registamos (uns dias depois da filmagem)
http://www.bbc.co.uk/programmes/b01c6c2b
sequencia do episodio 1, filmado no EDEN Project, estivemos lá no dia 30 de Outubro e registamos (uns dias depois da filmagem)
http://www.bbc.co.uk/programmes/b01bywvr
sequencia do episodio 1 "life from light, da série How to Grow a Planet:
http://www.youtube.com/Liipscape
sequencia do episodio 1 "life from light, da série How to Grow a Planet:
http://www.youtube.com/Liipscape
16/09/11 Day one, Iain living the the sealed box with just the plant providing his oxygen.
The Bell Jar Experiment
12/09/11 A scientist is to spend 48 hours sealed inside an airtight chamber, surviving on oxygen produced by plants alone. Iain Stewart, a geoscience professor at the Plymouth University, will carry out the experiment.
EDEN PROJECT
alguns panoramas do local:
foto de Joana Pinkess
foto de Joana Pinkess
foto de Joana Pinkess
Foto de Teresa Fernandes
_____________________________________
How to Grow a Planet
episodio 1
Por:
Unknown
|
Etiquetas:
Ciências,
Documentarios,
England Adventure 2011,
Fotografia,
Sites
|
0
comentários
A pesca e a Arte, ou a arte da pesca, mais nao seja Arte com pesca, ou pesca com Arte?
El Greco ( Doménikos Theotokópoulos) 1541 – 1614. Artista do periodo maneirista na transição para o Barroco, no que a espanha designa de "Siglo de Oro", com um estilo muito caracteristico e pessoal ...maior parte da sua "carreira" de artista passou-a em Espanha, tendo nascido em Creta ilha que na altura pertencia à republica de Veneza, ficará desta forma, conhecido por El greco, reflectindo as suas origens Gregas!...tambem o facto de se ter iniciado nas artes da escultura pintura e arquitectura num atelier de Veneza bebendo assim do estilo veneziano... è na cidade de Toledo que se instala e é nesta cidade que se encontra o museu com um grande acervo da sua obra ( http://museodelgreco.mcu.es/)
Após esta breve e comum introdução, o motivo deste post é a revelação que este olho de "artista" e tao bem treinado conseguiu identificar na ultima investida na castiça vila piscatória Micaelense, nesta identificamos de imediato e sem qualquer duvida que os pescadores da ribeira quente fizeram um ar da sua graça...revelando um sentido de oportunidade e erudição (ou entao limitaram-se a ir a net e colocar no google: sao domingos e pimbas a primeira obra que apareceu trata de copiar) mas mais ainda uma erudição que arranha a criatividade porque para aqueles que possuem um olhar bem treinado e digamos erudito (referindo-me humildemente a minha pessoa) identifica-se que os pescadores fizeram umas ligeiras altrações na pintura original, mais nao seja na face do retratado (algo me diz que o modelo é um dos pescadores (nao sei especulo)
ora nem mais, como dizem que uma imagem vale por mil palavras aqui vai duas o que somando da duas mil palavaras, o que não é pouco, e como nao temos tempo nem espaço para essas coisas.. isto é tanta palavra, convido a uma vista de olhos nas imagens faz favor e tirem as vossas conclusoes,
falta ainda dizer que a dita obra do "grego" se chama Sao Domingos em oração, oleo em tela, realizada entre 1586 e 1590 , 118x86cm e pertence a uma colecção privada....
mais uma fotos para compor a coisa e dar uma certa contextualização
e uns videos, a nao perder:
conclusão numa terra que viu nascer Antero de Quental, obviamente até os pescadores sao revestidos de uma grande erudição e conhecimentos de historia da Arte
na efeméride, e no dia dos 170 anos do nascimento de Antero de Quental
viva o Açores terra de erudição, e grandes pescadores...
CMIF - Centro de Monitorização e Investigação das Furnas
uma breve apresentação ao
CMIF - Centro de Monitorização e Investigação das Furnas
primeiro post dedicado à "tipologia arquitectónica" que verdadeiramente se tornou uma "espécie" invasora em Portugal: os centros de monitorização Ambientais.....
http://videos.sapo.pt/dZ7F6oUEdHrdFhp8RjKz
http://www.stihl.pt/emmanuel-acores.aspx
sites de alguns projectos em curso ou já realizados:
Sata Forest
http://www.sata.pt/pt-pt/press-releases/sata-forest-junta-colaboradores-sata-em-projeto-de-sensibiliza%C3%A7%C3%A3o-ambiental
Reinfforece Project
http://reinfforce.iefc.net/
Post Scriptum video: /added 7/5/12
http://videos.sapo.pt/tdbAOBnaQlskACBnlMvz
MIT - Green Islands
http://www.green-islands-azores.uac.pt/
PT Forest
http://www.clubept.pt/za/2011/eventos/noticia_pt_forest.pdf
Ponta Delgada é cidade faz já 466 anos
No dia 2 de Abril de 1546, por carta régia de D. João III, a vila de Ponta Delgada é alçada a Cidade
Faz hoje 466 anos
uma interessante descriçao de Ponta Delgada pela grande referênica das crónicas insulares (açorianas) Gaspar Frutuoso
"Esta cidade de Ponta Delgada é assim chamada por estar situada junto de uma ponta de pedra de biscouto, delgada e não grossa como outras da ilha, quasi raza com o mar, que depois, por se edificar mui perto d'ela uma ermida deSanta Clara, se chamou ponta de Santa Clara..."
uma selecção de fotos por mim tiradas nesta cidade...
Subscrever:
Mensagens (Atom)