Jardim do Cerco, Mafra

Caros leitores, tudo bem?
Já tinhamos saudades vossas!
.
De volta ao activo, partilho convosco algo do que vi nas férias, para além dos ecossistemas dunares invadidos por carros e caravanas e da fantástica sensação de contacto directo com a natureza que se obtem ao mergulhar constantemente nas ricas águas do nosso Oceano Atlântico.

Estive 2 semanas um pouco para Sul de Peniche; num dos dias visitei Sintra, passando também muito brevemente por Mafra, onde almocei (se a memória não me falha, ingeri Picanha com Batata Frita e Arroz, 1/2 dose para cada 2 e bebi uma ou talvez duas Coca-Colas fresquinhas, já que o calor apertava.. no final bebi um café)

Não foi possivel visitar o Convento de Mafra, por se encontrar fechado nesse dia (percebe-se desde já que não houve um planeamento adequado da viagem). Então demos uma volta a pé e fomos até a um jardim cuja existência eu desconhecia - Jardim do Cerco. Curiosamente, estava nesse dia a ser filmada ali mesmo uma telenovela da TVI (pelo que percebi filmava-se a passeata de um casal jovem, enquanto deviam conversar sobre a vida, num jardim rodeado por sebes.. cena até comovente); ou seja, não consegui visita-lo em toda a sua plenitude, e muito menos com a tranquilidade que desejaria.
.
"Construído e traçado entre o Palácio-Convento de Mafra, a maior construção barroca do país, e a Tapada de Mafra, a maior zona murada a nível nacional, este jardim tem o potencial único de articular estes dois valores – arquitectónico e ecológico – e juntar as duas peças da mais forte afirmação cultural da época barroca em Portugal.Como jardim barroco, destacam-se os jogos de água e lagos, bem como os caminhos largos propícios à conversa e à contemplação." (http://www.cm-mafra.pt/)

.
Algumas fotos captadas :
.
.


















.
Para breve ficam prometidas fotos de Monserrate e um post dedicado aos dias passados no Campo do Gerês
~.
.
Cumprimentos
Um abraço fraterno!
Tiago Bandeira Costa

2 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB