IFLA 46º World Congress - Rio de Janeiro






Foi dias 21, 22 e 23 deste mês que se realizou no Rio de Janeiro o 46º IFLA World Congress. Como é óbvio os erasmus em terras brasileiras contribuíram para os 25% de estudantes presentes e aproveitaram e assistiram a três dias de belíssimas palestras cujo tema se dava por "Infraestrutura Verde: Paisagens de Alto Desempenho" e nas quais pudemos ver discutidos temas como o aquecimento global e a importância do arquitecto paisagista na intervenção dos micro-climas urbanos, inundações sazonais e soluções para a impermeabilidade dos solos nas cidades, a importância de uma abordagem particular para cada situação projectual, transformação da paisagem - uma analise e abordagem em Valência e criação de paisagens com alto nível estético aliadas à produção de alimentos, reposição ecológica e controle de enchentes, entre outros. Pudemos ver diferentes abordagens teóricas e praticas de diferentes conceitos tão simples como a leitura dos locais e a sua precepção mais do que um desenho em planta, uma gradação de pessoas e caracteristcas proprias.

"We, as landscape desginers have to stop thinking about dfine divisions in a map and start thinking everything in therms of gradients. Because there are so many particular landscapes with so many particular qualities that just can't be seen in a map."

Anuradha Mathur - Professora de Arquitectura Paisagista da Universidade da Pensilvânia

Pudemos assistir a apresentação de projectos unicos que aliaram a intervenção social à espacial num desenho com alto valor poético e estético de uma maneira nunca vista assim como assistir a exposições em que estudantes de arquitectura paisagista fizeram estudos intensos acerca do aproveitamento das aguas e controle de suas utilizações assim como apresentações de 15 minutos nos quais nos eram expostos projectos para manutenção de áreas degradadas, funções da paisagem e novos empreendimentos de infraestrutura verde e urbanizações.

Todas estas pessoas levando a uma discussão do nosso papel no estado do mundo e no futuro da nossa profissão:

"O futuro começa agora, e o futuro somos nós que o fazemos. Tudo o que temos agora fomos nós que construímos, só não sabiamos onde nos iria conduzir."

Rosa Grena Kliass - Fundadora e ex-presidente da ABAP


Margarida Cancela D'Abreu , Ana Reis, Joana Azevedo

Para além de toda a aprendizagem estes eventos são feitos dos encontros e trocas de ideias que nos enriquecem.


Para o ano é na China... toca a juntar dinheiro!

1 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB