Leituras de Verão (não-ficção)

MANUAL DE CRIMES URBANÍSTICOS



HÁ UMA MÃO SUJA SOBRE A CIDADE. EXEMPLOS PRÁTICOS PARA COMPREENDER OS NEGÓCIOS INSUSTENTÁVEIS DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA.

Da incompetência técnica à corrupção, da demagogia política à especulação imobiliária, aprenda a conhecer, compreender e combater as principais causas da desorganização e desqualificação das nossas cidades.
Redigido numa linguagem acessível a todos os cidadãos e enriquecido com dezenas de ilustrações práticas, este Manual será certamente uma ferramenta útil para o exercício da cidadania. Porque mudar o actual estado das nossas cidades depende, sobretudo, de cada um de nós.

Prefácio : Gonçalo Ribeiro Telles

http://www.guerraepaz.net/conteudo.aspx?caso=ecommerce&lang=pt&id_object=4204&name=MANUAL-DE-CRIMES-URBANISTICOS




A História das Coisas


Após ter produzido um vídeo, de grande impacto mundial, sobre a cadeia dos processos de extracção, produção, distribuição, consumo e eliminação das «coisas», Annie Leonard escreveu este livro, onde sugere o caminho para tornar as «coisas» mais duráveis, reparáveis, recicláveis e úteis. Para a Booklist «Leonard traz-nos factos e análises, é a favor de leis ambientais mas contra o consumo em excesso, e vem instaurar um novo paradigma social baseado na qualidade de vida e não na quantidade de "coisas" que a vida nos faz acumular». Annie conta-nos assim uma viagem inspiradora e pessoal que transformou uma menina interessada em florestas numa mulher fascinada com o lixo que se produz diariamente e respectivas causas e consequências para o mundo em que vivemos.


A LITTLE HISTORY OF THE WORLD
Eine Kurze Weltgeschichte für junge Leser




A Little History of the World - E H Gombrich
Publisher: Yale University Press
ISBN: 0300108834

Um clássico imperdível de um dos Historiadores da Arte mais influentes da sua geração. Autor do best-selling "Story of Art"
Os objectivos desta obra são descritos por Gombrich desta forma:
"I would like to emphasize that this book isn't thought of and wasn't ever thought of as a replacement for history books used in schools, which serve an entirely different purpose. I would like for my readers to relax and to follow history without having to take notes of names and dates. I promise too, that I won't ask you for them."
Ernst Hans Josef Gombrich (30 Março 1909 – 3 Novembro 2001)
Numa análise pessoal, este é sem dúvida o mais influente Historiador da Arte do seculo XX, que dirigiu um dos mais brilhantes institutos de sempre: Warburg Institute em Londres
Refiro aínda o elemento emotivo, estando eu a inciar a minha licenciatura em História da Arte quando Gombrich faleceu...efeméride a referir neste blog em Novembro, nos 10 anos do falecimento

BOAS LEITURAS

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB