


Música Contemporânea, em simbiose com a atmosfera do filme! banda sonora por excelência


























“Arte do Equilíbrio Dinâmico da Vida" FRANCISCO CALDEIRA CABRAL, Conversa sobre Arquitectura Paisagista, p. 58.
A Fundação de Serralves promove em Novembro uma conferência sobre a figura de Jacques Gréber (1882-1962), o arquitecto e urbanista francês, autor do Parque de Serralves. A Casa de Serralves é o resultado de muitas autorias onde pontuam sempre as figuras do seu proprietário, Carlos Alberto Cabral 2º Conde de Vizela (1895-1968) e do arquitecto José Marques da Silva (1869-1962).
Jacques Gréber, arquitecto formado pela École de Beaux Arts de Paris, em 1909, exerceu parte significativa da sua carreira no continente americano (EUA e Canadá) no âmbito do urbanismo e do projecto de jardins mas também na Europa, sobretudo em França. Os seus projectos de parques e jardins marcam de certa forma o culminar dos jardins das grandes propriedades/quintas dos industriais americanos inspirados pelo grande jardim clássico francês à maneira de André Le Nôtre. A sua intervenção em Serralves, datada de 1932, pode ser considerada um exemplo último. Em 1937, Gréber foi o arquitecto chefe da Exposição Internacional de Paris.
Jacques Gréber foi professor de Robert Auzelle (1913-1983), figura incontornável da cidade do Porto, uma vez que foi o autor do Plano da cidade de 1962. Esta conferência aprofundará esta coincidência e aproveitará o momento para em Serralves, um espaço privilegiado para a reflexão e debate sobre a arquitectura, a arte dos jardins e o urbanismo, e inspirados por Jacques Gréber explorar a relação da arte dos jardins e do urbanismo e revisitar feitos e influências na cidade do Porto dos anos 30-60 do século passado.
Esta conferência interessará por certo a um leque diverso de profissionais empenhados no desenho das cidades e dos jardins assim como a alunos e investigadores.
Parques da Pena e de Monserrate
A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. acolhe, de 20 a 23 de Outubro de 2011, nos Parques da Pena e de Monserrate o primeiro Congresso Hispano-Luso de Arboricultura, dedicado ao tema das “Árvores Históricas e Monumentais”.
Ao longo de quatro dias, preenchidos de conferências, de ateliers, de exposições, do I campeonato ibérico de escalada a árvores e de muito mais, este congresso proporcionará o conhecimento e a troca de experiências entre técnicos dos dois países e espera-se que induza a promoção da Arboricultura em Portugal através do exemplo da Associação Espanhola de Arboricultura, parceira desta iniciativa.
http://www.parquesdesintra.pt/
http://www.uevora.pt/divulgacoes_externas/i_congresso_hispano_luso_de_arboricultura