Fim do Conservatório de Música?

O Ministério da Educação quer acabar com o ensino especializado da música em Portugal já para o próximo ano.
O objectivo da nova reforma é cingir o ensino musical do Conservatório de Música Nacional àqueles alunos que se encontram num ensino integrado, ou seja, que recebem formação escolar não musical também no Conservatório (quando este é de ensino espercializado).
.
A Ministra da Educação argumenta ser uma medida que beneficia o ensino musical, mas que vai acabar por privar cerca de 75% dos actuais 900 alunos da Escola. A razão é que estes alunos, por estarem a estudar também fora do Conservatório, mostram sinais de falta de aproveitamento.
Não haverá ensino especializado para crianças antes dos 10 anos, e nesta altura em que poderão integrar a escola, produzirse-á uma preferência por quem demostre mais competências. Estas só podem ter sido adquiridas a partir de aulas particulares, e portanto, quem quiser ter acesso à educação musical terá de gastar muito mais dinheiro.
.
É pedido também a estas crianças de 10 anos que saibam se querem ser músicos para a vida, pois enquanto formandos do Conservatório, não poderão frequentar qualquer outra escola paralelamente.
.
O ensino especializado da música tem um valor formativo único e é uma importante fonte geradora de emprego - a indústria da música e do espectáculo gera aprox. 100.000.000.000€ por ano (não tendo em conta as verbas de espectáculos musicais), quantia que cobre 7 vezes a despesa do Ministério da Educação com o ensino especializado da música.
Ainda assim, esta é dita a melhor solução - que vai tornar a cultura musical empobrecida, mais cara e mais elitista!


http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html

Sofia

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB