Ciência em Portugal 2


.
..
.
O Portal da Biodiversidade dos Açores foi desenvolvido no âmbito dos Projectos INTERREG III B “Atlântico” (2003-2005) e “BIONATURA" (2007-2008) cujos parceiros nos Açores foram respectivamente a Direcção Regional do Ambiente e do Mar e a Agência Regional da Energia e Ambiente - ARENA. O Chefe de fila do Projecto foi a Consejeria de Medio Ambiente y Ordenacion Territorial do Governo das Canárias.
.
Pela primeira vez é possível visualizar a distribuição detalhada de uma espécie no arquipélago e obter a sua cartografia com base na literatura. Isto significa que para algumas espécies a distribuição apresentada está sobrestimada (quando ela é baseada em registos muito antigos) enquanto que para outras a distribuição está subestimada (quando não existem registos bibliográficos sobre a ocorrência das espécies). Ajude-nos indicando os locais onde as espécies ocorrem presentemente! Para espécies muito raras em perigo só se apresenta a presença/ausência nas ilhas.
.
Para algumas espécies foi ainda possível apresentar imagens. Também aqui agradecemos que nos ajudem a completar o registo de imagens.
.
Este projecto envolveu quatro equipas de investigação da Universidade dos Açores:
.
a) Coordenação geral e estudo da fauna de artrópodes terrestres e outros invertebrados (Annelida, Nematoda) sob coordenação de Paulo A.V. Borges do Departamento de Ciências Agrárias (CITA-A; Grupo da Biodiversidade dos Açores).
Esta equipa inclui ainda os Bolseiros Enésima Mendonça, Francisco Dinis e Sandra Jarroca e ainda o técnico Fernando Pereira.
.
b) Estudo da fauna de gastrópodes terrestres (Malacologia), organismos marinhos litorais e vertebrados sob coordenação de António Frias Martins, Ana Cristina Costa e Regina Cunha do Departamento de Biologia (UA-CIBIO). Esta equipa inclui ainda os Bolseiros Pedro Rodrigues e Paula Lourenço;
.
c) Estudo das plantas vasculares sob coordenação de Luís Silva do Departamento de Biologia (UA-CIBIO). Esta equipa inclui ainda os Bolseiros Mónica Martins, Rodolfo Corvelo e Nuno Pinto;
.
d) Estudo de briófitos e líquenes sob coordenação de Rosalina Gabriel do Departamento de Ciências Agrárias (CITA-A, Grupo da Biodiversidade dos Açores).
Esta equipa inclui ainda os Bolseiros Sandra Câmara, Eva Borges, Berta Martins e Nídia Homem e ainda o técnico Fernando Pereira.
.
.

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB