Iniciação à Música : Haydn 2009 , uma efeméride



>Um dos meus Compositores favoritos , é relembrado neste dia . Por todo o mundo no dia 31 de Maio será tocada uma das mais celebres e por todo o direito denominada obra prima do repertorio classico em particular e da Música Antiga em geral ... o que faz desta... MUSICA ETERNA....

Alguns de nós, iremos participar neste evento planetário . A Sara C. (sarlnh) a Catia e sua irmã e a minha pessoa....

No porto a interpretação de A CRIAÇÃO será dirigida por uma maestrina : Joana Carneiro - uam estreia para mim , nunca assisti a obra dirigida por um elemento feminino da direcção de Orquestra - à frente da ONP (Orquestra Nacional do Porto) o coro da minha antiga faculdade ficará responsavel pela parte coral: Coral de letras da Universidade do Porto.
Liliana Sofia Coelho soprano ; Finnur Bjarnason tenor e Job Tomé barítono,completam a lista de interpretes desta tarde de musica na casa da musica

, Por esta altura aqueles mais familiarizados com a grande musica ja teram percebido de quem eu falo : Franz Joseph Haydn , ou o Papá Haydn como Mozart e toda a comunidade musical da segunda metade do seculo XVIII se referiam a Haydn , também Beethoven "o do grande ego" o fazia tendo mesmo sido seu professor.



Franz Joseph Haydn nasceu no dia 31 de Março de 1732 em Rohrau na Austria , e faleceu no dia 31 de MAIO de 1809 em Viena , pouco tempo depois de uma ataque das forças Napoleonicas a esta cidade. Faleceu com 77 anos . É apelidado pela historiografia da musica como o compositor mais "feliz" da historia da composição , viveu grande parte da vida "sob" as asas do mecenato da casa de Esterhazy , tendo todas as condições para a experimentação e para a criação da sua musica , um dos casos raros na historia.

A Criação que ouviremos esta tarde , faz parte do género musical denominado ORATORIO , quanso uma peça musical , se reporta a um texto religioso , numa especie de "opera" nao encenada, de temas sacros .
A criação como ja dissemos obra prima da musica , e como tal uma das obra mais populares de Joseph Haydn - um dos responsaveis entre outros pela solidificação do grande genero musical a Sinfonia e por muitos desta forma referido como o PAI da sinfonia - refelcte sobre o genesis primeiro livro do antigo testamento , numa visão adaptada por Johm Milton , o Paraiso perdido (Paradise Lost , 1795). A composição desta obra terá sido inspirada pelas visitas a Londres por Haydn onde os Oratorios de Handel eram ainda apreciados . A composição desta obra prima durou entre 1796 e 1798 e teve o apoio por parte do Baron Gottfried van Swieten (este nome reporta-nos a um dos elementos da musica que muito aprecio estudar que é a importancia social da musica na sociedade e como esta ajudou a transferir mentalidade do antigo regime para a democracia , da musica de corte e suas orquestras para a acessibilidade da musica para todos e a instituiçao das orquestras tal como hoje as conhecemos)





A Instrumentação deste oratorio é constituida pela parte vocal , tendo como solistas um tenor , soprano e baixo , a parte coral é constiruida pelas tecituras vocais: tenores, sopranos, baritonos e baixos. a orquestra é constituida por uma larga parte das familias das cordas , isto é 1º e 2ºs violinos , viola , violoncelo e contrabaixo. Nos sopros as madeiras sao 3 flautas, 2 oboes, 2 clarinetes, 2 fagotes e 1 contrafagote. Nos metais, 2 trompas , 2 trompetes, 3 trombones . A percussão fica a cargo dos timbales. a presença ainda para os recitativos do pianoforte e do cravo.


>



para fazer o download da partitura clicar na imagem:



um ensaio da interpretação por William Christie - Haydn, The Creation




efeméride tributo no youtube:






-
o libretto pode ser consuiltado neste site:



http://haydn2009.wordpress.com/

http://www.austria.info/xxl/_site/en/_area/408019/_subArea/408044/_subArea2/696519/haydnmusicaustriaclassicfestivalculture.html

http://www.haydn2009.at/jart/prj3/haydnjahr/main.jart

http://www.wien.info/article.asp?IDArticle=15731

http://kultura.hu/main.php?folderID=1420

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB