Os 3 dias de Congresso PARJAP
na Póvoa de Lanhoso, tão intensos
que foram, parceceram-nos mais
uma semana.


Desde conferências sobre rega, Jardins sustentáveis, parques urbanos, jardins xeróficos, entre muitos outros assuntos que tanto nos interessam dadas por ilustres figuras nacionais e também estrangeiras (Espanha, Peru, Argentina, Brasil, Mexico), a visitas a esplêndidos jardins históricos, santuários, Mosteiros, citânias pré-românicas, todo o tempo foi preenchido de conhecimento mas também de muita animação.

Póvoa de Lanhoso brinda-nos com espaços apelativos, com forte cunho paisagístico estético e ecológico. Desde o curso ribeirinho, ao anfiteatro relvado, espaço jovem , castelo, rotundas bem cuidadas, parque de manutenção, feira de espaços verdes, etc, tudo se conjugou para tornar este espaço muito aprazível aos visitantes e habitantes. Póvoa de Lanhoso é também a terra do Ouro e carinhosamente brindou-nos com belas peças de filigrana.

Santuário e a agradável sombra das Tílias

A paisagem minhota e os seus campos compartimentados com a vinha de enforcado ou Uveiras.
Os carvalhos esculturais e centenários que apaixonam os olhares.
Estes são os preservados vestigíos da Citânia de Briteiros, num ambiente de bosque mágico.



Este é o maior carvalho de Portugal com 60 m de diâmetro também apelidado de Carvalha. Obra prima da natureza! Mas como urge pensar no futuro da Terra, foi dia de plantar um jovem Quercus pyrenaica :)

Anfiteatro inserido no talude. Ao longe, parque infantil e parque de manutenção. Um bom exemplo a seguir.
Jardins do Museu
dos Biscaínhos em Braga


Mosteiro de Tibães,
exemplarmente recuperado arquitectónico e paisagístico(este último pela Arqui. Pais. Maria João Dias Costa).




Bom Jesus em Braga

Foram dias repletos de programas e de fotografias onde tivemos o prazer de contar com a companhia de arquitectos paisagistas como Ribeiro Telles, Margarida Cancela d'Abreu, João Reis, Ilídio Araújo, Paulo Marques (o nosso querido professor) entre muitos outros que tanto nos motivam no nosso trabalho. Para além do teatro no Castelo da Póvoa-do-Lanhoso sobre a origem de Portugal, de festas das Flores e da Seiva Elaborada, de homenagens a ilustres figuras da Arquitectura Paisagista como Ilídio Araújo, de aprendizagens com projectos américo-latinos e espanhóis, de jantares de gala e almoços biológicos, houve também oportunidades para conhecer colegas, comprar revistas muito interessantes e debater questões neste mundo tão vasto que abarca o Paisagismo. Ficou então um balanço muito positivo deste Congresso sobre Parques e Jardins PARJAP 2009. Para o ano, a cidade de Miraflores no Perú organiza mais um evento. A todos os que puderem , aconselho vivamente :)

Um abraço,
Isabel Castro Freitas



0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB