Gonçalo Sampaio


O átrio de Química do edifício da Reitoria da Universidade do Porto (entrada pelo Jardim da Cordoaria) estará desde a próxima quinta-feira,14 de Janeiro, e até dia 13 de Fevereiro, ocupado pela figura do ilustre botânico Gonçalo Sampaio, homenageada em exposição que, sob o título: “Gonçalo Sampaio. Vida e obra - pensamento e acção”, o acompanha, documenta e testemunha nos caminhos principais da sua vida.

Gonçalo Sampaio, nascido em 1865 na Póvoa do Lanhoso, integrou a Academia Politécnica em 1901 como naturalista de botânica e, logo em 1912, ingressou no corpo docente da Faculdade de Ciências da recém criada Universidade do Porto, de que se aposentou em 1935, vindo a falecer no Porto em 1937. Figura de relevo da primeira geração de professores da Universidade do Porto, que está prestes a comemorar o seu centenário é, pelo alcance da sua actividade como professor e investigador, muito justamente inseparável da memória histórica da Universidade, a par com outros vultos de igual prestígio como Francisco Gomes Teixeira (Matemática), Augusto Nobre (Zoologia), ou António Ferreira da Silva (Química).

Esta mostra, cuja curadoria é da responsabilidade de João Paulo Cabral, Professor do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e autor de duas monografias sobre Gonçalo Sampaio publicadas em 2009: - “Gonçalo Sampaio. Vida e obra – pensamento e acção”, editada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e “Gonçalo Sampaio. Professor e Botânico Notável”, pela Editora da Universidade do Porto - tem o grande mérito de promover uma abordagem ampla da biografia de Gonçalo Sampaio, considerando-a na integralidade dos seus interesses.

Trinta placards de grandes dimensões, distribuídos por três módulos temáticos, detalham as múltiplas facetas da vida do investigador: a Botânica e, em particular, o estudo da flora portuguesa, com relevo para a flora vascular e para os líquenes, a que se dedicou exaustivamente, mas, também, a actividade cívica e política e a investigação musical, através do estudo da música popular que encetou na década de 20.

A exposição é patrocinada e custeada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, local em que esteve patente no Verão do ano passado. A inauguração terá lugar a 14 de Janeiro às 18h30.

Horário: 3ª a 6ª das 10h às 17h, sábados das 12h às 17h. Entrada livre





Este trabalho é uma biografia de Gonçalo Sampaio, na sua dimensão de naturalista botânico e professor universitário, e uma contribuição para o estudo da História da Botânica em Portugal, do final do século XIX e início do século XX.
.
.
veja o livro no:
.
.TVU

-
Gonçalo António da Silva Ferreira Sampaio nasceu na freguesia de S. Gens de Calvos, em Póvoa de Lanhoso, a 29 de Março de 1865.
.....
Morreu no Porto a 27 de Julho de 1937, com 72 anos de idade, deixando dois manuscritos praticamente prontos (Flora de Portugal e Catálogo dos Líquenes portugueses), que foram editados postumamente, sob a direcção de Américo Pires de Lima, no título "Flora Portuguesa", em 1946
ver Biografia:

.
Jardim Botânico do Porto


uma outra exposição ocorrida no Jardim Botânico do Porto em 2006
-
-
um excelente album de fotografias do Jardim Botânico da UP


http://www.triplov.com/biblos/sampaiog.htm

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB