Foi no passado dia 1 de Fevereiro de 2011 que a Casa Andresen, do Jardim Botânico do Porto, se apresentou de cara lavada à Cidade e, em simultâneo, passou a exibir uma exposição entitulada "A Evolução de Darwin". Até 17 de Julho de 2011 poderá conhecer a vida e obra de Charles Darwin incluindo a sua viagem à volta do mundo a bordo do HMS Beagle.
Em paralelo à intervenção na Casa, a estufa dos Cactos e Suculentas também sofreu uma remodelação. Será neste espaço onde várias espécies de aves exóticas serão exibidas durante o decorrer da exposição.
Pelo que pude apurar, a fachada da Casa Andresen volta a ser pintada com a côr original, um arrojado vermelho "côr de vinho". Embora o primeiro contacto cause um certo desconforto visual a importância e o significado que a Casa Andresen tem para o Jardim Botânico como também para a sua envolvente urbanistica demonstra que, como ícone histórico que é, é bem merecedora deste novo tratamento.
Fachada principal da Casa Andresen
Fachada posterior da Casa Andresen com ligação ao Jardim do Roseiral.
Foi criado um novo acesso ao edificio a fim de facilitar a entrada aos visitantes com mobilidade reduzida.
Ainda no ambiente da Casa Andresen, e para espanto de muitos frequentadores do Jardim Botânico, somos presenteados com um novo espaço de restauração. Trata-se de um Bar de Sushi.
Os apreciadores desta gastronomia dispõem agora de uma tranquila e acolhedora zona de alimentação.
Por fim, quero congratular todos os responsáveis pelo Jardim Botânico do Porto pelo seu dinamismo e perseverança em continuar a apostar no património histórico e cultural da Cidade do Porto.
Dentro em breve tentarei colocar mais fotografias da renovada Casa Andresen, especialmente do interior, o qual ainda não tive oportunidade de visitar.
Até breve!
0 comentários:
Enviar um comentário