re-produzir: Desenho Científico", workshop com Pedro Salgado

“re-produzir : Desenho Científico” com Pedro Salgado
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
2009/Abril


Programa

“re-produzir- ciclo de 3 workshops de edição em Gravura”, vai ter inicio com um workshoporientado por Pedro Salgado. O objectivo é reflectir e produzir obra gráfica num ambiente criativocruzado pelas experiências dos seus participantes, insistindo no formato de workshop de edição.Contrariamente à prática habitual dos workshops em gravura, em que resultados ficam confinados aoâmbito restrito daqueles que participam, e tratam sobretudo questões tecnológicas, para este ciclo deworkshops opta-se por um desenvolvimento temático associado à edição conjunta dos resultados.

No primeiro workshop de edição “re-produzir: Desenho científico”,o biólogo e ilustradorcientífico Pedro Salgado irá ensaiar com participantes um recuo no tempo, recriando desenhos deilustração científica com instrumentos de expressão plástica tradicionais. Este será o desafio: sobreespécimes reais existentes nos jardins da FBAUP, ficcionar a produção de seres inventados,pertencentes a um futuro ou passado distantes. Aqui teremos como base de trabalho o jardim da FBAUPtendo como resultado uma visão simultânea dos mesmos motivos, expressos em diferentes cadernos decampo e nas gravuras a serem editadas, de acordo com abordagens e estilos diferentes, mas criadospara subverter a finalidade principal de uma ilustração científica. Todos os participantes partem damesma matéria-prima, o jardim da FBAUP, mas dele se afastam para encenar o que sendoaparentemente correcto, de acordo com códigos associados à IC, mais não é do que uma ficçãocientífica colectiva. Contrariamente aos workshops anteriormente realizados na FBAUP, vão-se usar astécnicas mais comuns para o trabalho de campo (grafite, tinta da china), mas a ilustração final vai serexecutada e reproduzida a partir de chapa de cobre, segundo o processo usado no passado, da águaforte.No final do workshop, obteremos um portefólio de gravuras numa edição limitada, constituída por13 gravuras seleccionadas uma das quais da autoria de Pedro Salgado. As gravuras, organizadas emportefólios, serão comercializadas e objecto de exposição no final do ciclo de 3 workshops.

HORÁRIO: das 9h às 18 horas

1ºdia (20 abril)Considerações gerais sobre ilustração científica. Contexto, antecedentes, técnicas e aplicações.Exemplos.Cadernos de campo como complemento da IC. Desenho de observação de fauna, flora, objectos naturaise paisagem.Outros registos gráficos no caderno de campo.Exemplos e filme.Pratica de desenho de campo nos jardins da FBAUP (tarde)

2ºdia (21 abril)Pratica de desenho de campo nos jardins da FBAUP (continuação e conclusão).Produção de desenhos de ilustração científica e de “ficção científica”.Preparação dos desenhos para transferência sobre matriz calcográfica.

3ºdia (27 abril)Transferência dos desenhos sobre matrizesProdução das matrizesProvas de estado e definição conjunta dos bon à tirer

para saber mais ver: Programa do Workshop


Pedro Salgado
(biólogo, ilustrador)
(n. Lisboa, 1960)

Biólogo, especialista em ilustração ictiológica (peixes), reconhecido como ilustrador científico de prestígio internacional.
Investigador em Biologia Marinha até 1988, parte para a Califórnia onde recebe a sua formação académica em ilustração científica na Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Ainda enquanto estudante do Science Communication Program (do qual se tornou consultor), leccionou a disciplina de Zoological Illustration.
Desde aí, até ao presente, leccionou mais de uma centena de cursos em Portugal, Espanha e E.U.A. (incluindo a Rhode Island School of Design), tendo sido responsável desde o iníco da década de 90, pela formação de uma nova geração de ilustradores cientificos em Portugal.

Actualmente, lecciona na Universidade Autónoma de Lisboa (IAO), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Mestrado em Desenho) e na Escola Superior de Artística do Porto (Mestrado de Ilustração)

O seu trabalho tem ganho numerosos prémios, sendo da sua autoria os calendários de 1995 e 1996 da Expo ’98, as ilustrações do Oceanário de Lisboa, diversas séries de selos dos CTT, diversos livros, revistas e outras publicações científicas e de divulgação da Natureza.





















0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB