Seminario Arquitectura Sustentavel : Barcelos

A utilização racional dos espaços que usufruímos permite-nos uma melhor qualidade de vida assim como responder de forma positiva aos desafios ambientais das sociedades modernas.
Face aos sintomas da crise ambiental global surge a construção sustentável associada à eficiência energética e à utilização de materiais resultantes de resíduos de construção ou demolição.
Quando se fala em edifício sustentável pensamos desde logo em técnicas sofisticadas, no entanto existem aspectos que qualquer obra deverá atender, desde a compra do terreno até à construção, passando pela arquitectura.
A redução da factura energética leva-nos a repensar a utilização de materiais e a optar por tecnologias biocompatíveis, contribuindo assim para uma melhor eficiência energética dos espaços, quer no momento da sua projecção ou aquando da sua reabilitação.
Com um edifício assim projectado e construído poderemos ter uma obra com um custo acrescido mas as futuras poupanças de energia vão absorver o investimento inicial - "Na poupança é que está o ganho".

Dia 5
Manhã
9h30 Recepção e entrega de documentação
10h00 Sessão de Abertura: Agostinho Pizarro, Arq.º Paisagista (Vereador do Ambiente - CMB)
Moderador: Henrique Tato Marinho, Arq.º(Presidente da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas)
10h30 “Condicionalismos Paisagísticos na Urbanística e na Arquitectura” Ilídio Araújo, Arq.º Paisagista
11h00 “Ecologia Urbana” António Jacinto Rodrigues, Professor Catedrático. (Faculdade de Arquitectura da Universidade Porto)
11h30 Pausa para café
11h45 “A Sustentabilidade nos espaços verdes” Teresa Marques, Arq.ª Paisagista (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)
12h15 “Contributos para um Urbanismo mais Sustentável - Coberturas Ajardinadas ” Laura Costa, Arq.ª Paisagista (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro)
12h45 Debate

Tarde
Moderador: Carlos Magno, Dr.(Jornalista e Professor Universitário)
14h30 “Correcção de Patologias e a Reabilitação de Edifícios para uma melhor Eficiência Energética” Vítor Abrantes, Professor Catedrático (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
15h00 “Edifícios Sustentáveis” Vítor Mogadouro, Arq.º (EPUR)
15h30 “Reabilitação de Edifícios Urbanos Antigos - Metodologia para Práticas Sustentáveis” Hipólito Sousa, Prof. Associado (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
16h00 Pausa para Café
16h15 “Tecnologias para a Construção Sustentável” Luís Bragança, Prof. Doutor (Escola de Engenharia da Universidade do Minho)
16h45 “Microgeração - Uma Solução de Rendimento Garantido” André Alvim, Eng.º (DE VIRIS)
17h15 “A Janela Eco-eficiente e Condomínio Eco-eficiente para a Trofa” Miguel Veríssimo, Arq.º (Armadilha Solar)
17h45 Debate
18h00 Encerramento



Dia 6
Manhã
9h30 Recepção e entrega de documentação Moderador: Miguel Nery, Arq.º(Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos)
10h00 “Arquitectura em Terra” Maria Fernandes, Arq.ª (Universidade de Coimbra)
10h30 “Construção em Madeira e Eco-desenvolvimento: A Construção, a Floresta e a Paisagem” Jorge Lira, Arq.º (Leque d’Ideias, SA)
11h00 Pausa para café
11h15 “A Sustentabilidade na Arquitectura: Obras e Projectos” Fátima Fernandes, Arq.ª e Michele Cannatà, Arq.º (Cannatà & Fernandes , Arquitectos)
11h45 “Os Desafios da Construção Sustentável” Livia Tirone, Arq.ª (Tirone e Nunes, Arquitectos)
12h15 Debate

Tarde
Moderador: Manuel Marinho, Eng.º(Vereador do Planeamento e Gestão Urbanística - CMB)
14h30 “Sustentabilidade no Ciclo Predial da Água: Dois casos de Estudo” Armando Silva Afonso, Professor (Universidade de Aveiro)
15h00 “Aproveitamento da Água das Chuvas em Edificações “ Elisabete Bertolo, Eng.ª (Consultora) 15h30 Pausa para Café
15h45 “Instalações e Equipamentos nos Edifícios, Nova Regulamentação Térmica” Mário Costa, Eng.º (SOLAVAC)
16h15 “Sistemas Amigos do Ambiente” Valter Fernandes, Eng.º (ROCA)
16h45 Debate
17h15 Encerramento do Seminário~

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB