Seminário “(SIN)ENERGIAS NO JARDIM


Os espaços verdes e a energia servirá de mote ao seminário (Si)Energias no Jardim, a decorrer no próximo dia 30 de Maio, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima. Um evento que coincidirá com a inauguração do 4º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, este ano subordinado à temática “As Energias no Jardim”.
Sob a organização do município de Ponte de Lima e da ADRIL – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, este pretende ser um espaço de reflexão e de sensibilização sobre a eficácia energética nos jardins bem como da necessidade de promover um melhor desempenho energético-ambiental dos espaços verdes. A sessão de abertura do (Si)Energias no Jardim estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Daniel Campelo, seguindo-se dois painéis de discussão subordinados às temáticas Preservação e Inovação da Paisagem e Gestão do Ambiente. As intervenções estarão a cargo de dois professores de arquitectura da Universidade do Porto, Paulo Jorge Marques e Álvaro António Domingues, do director de Sustentabilidade e Ambiente da EDP, António de Carvalho, e do Director do Centro de Estudos em Economia da Energia dos Transportes e do Ambiente (CEEETA), Carlos Pimenta. O período da tarde será reservado ao último painel em análise – A Energia e os Jardins, que contará com a presença do presidente da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas (APAP), Henrique Tato Marinho, o engenheiro agrónomo e arquitecto paisagista, Ilídio de Araújo, e de dois responsáveis pelo Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, Francisco Caldeira Cabral e Francisco de Calheiros. Ainda, sob o mote do desenvolvimento sustentável e das questões energéticas, o seminário culminará com a inauguração do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2008, este ano subordinado ao tema “As Energias no Jardim”, que contará com a presença do ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Correia.
PROGRAMA
9h00 Secretariado
9h30 Sessão de Boas-Vindas pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Daniel Campelo
10h00 Painel – Preservar e Inovar a Paisagem
Paulo Jorge Rodrigues Farinha Marques, Professor de Arquitectura Paisagista da Universidade do Porto
A Energia da Paisagem Minhota
Álvaro António Gomes Domingues, Geógrafo e Professor da Faculdade de Arquitectura do Porto
De que é que se fala quando se fala de Paisagem?
Debate
Pausa para café
11h00 Painel – Gestão do Ambiente
Carlos Pimenta, Director do CEEETA - Centro de Estudos em Economia da Energia, dos Transportes e do Ambiente
Energias: que caminhos de Futuro?
António Neves de Carvalho, Director de Sustentabilidade e Ambiente da EDP
Debate
Almoço livre
14h00 Painel – A Energia e os Jardins
Henrique Tato Marinho, Presidente da APAP - Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas
Ilídio de Araújo, Engenheiro Agrónomo e Arquitecto Paisagista
Francisco Caldeira Cabral, Presidente do Júri do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
Francisco de Calheiros, Director do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
Rede Europeia de Festivais de Jardins
Debate
17h00 Cerimónia de Inauguração do 4.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima com a presença de Sua Excelência o Senhor Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Prof. Doutor Francisco Nunes Correia

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB