As 7 Artes!!!.....uma outra visão

Na definição anterior falamos da popular referência às Artes através da sua posiçao numérica , o exemplo mais referido é a associação do cinema ao numero 7 , isto é o cinema é a sétima Arte . Porém o numero 7 aparece-nos outra vez , mas desta vez num contexto de historia das culturas e mentalidades ( Teresa esta é a disciplina que o teu tio Luis Miguel Duarte me deu na FLUP , para a época Medieval) É assim que surge o nome : as 7 artes Liberais mas mais comum referir as Artes Liberais....

Na realidade nao se tratam de Artes , como disciplinas de criaçao e expressao plástica mas de disciplinas que completam um curriculum de estudos.
Este curriculum surge na Antiguidade Classica e é implementada com grande eficiência na época Medieval designa um conjunto de estudos e disciplinas cuja intenção é prover conhecimentos, métodos e habilidades intelectuais gerais para seus detentores, ao invés de habilidades ocupacionais, científicas ou artísticas mais especializadas.

A estrutura é , ou era a seguinte:

O TRIVIUM:
Logica
Gramatica
Retorica

O QUADRIVIUM:
Aritmetica
Música
Geometria
Astronomia

Estes estudos podem ser entendidos numa visao contemporanea como estudos preparatorios , pré-Universitarios , numa referência ainda mais correcta uma especie de Bacharelato, o estudante que acabasse este curriculum ingressava depois nos Estudos Superiores , numa das 3 grandes , areas do conhecimento nos tempos Medievais:

Medicina
Direito
Teologia

Claro que vocês ficam a pensar , mas eram so estas a profissoes ou ocupaçoes do homem medieval ? de facto nao. Esta definiçao estabelece uma hierarquia das ocupaçoes humanas. As Artes Liberais seguidas dos estudos Superiores -atras referidos- estabeleciam o topo dessa hierarquia .
Existiam ainda as Artes Mecanicas ou Artes Manuais (associadas ao conceito de corporaçao , a Guilda medieval )
Esta analise ajuda a estabelecer e caracterizar a posiçao das Artes e o estatuto do Artista na Sociedade Medieval , é por isso que no estudo da Historia da Arte , nao importa apenas conhecer o objecto ou o artista ou outros factores meramente técnicos do ponto de vista Arte "tout court" mas tambem a Historia , da sociedade , politica da Cultura e das Mentalidades do tempo em que se analisa determinada obra de arte

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB