Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos (Paris, 8 de Novembro de 191), artista plástica contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da última década.

As esculturas de Joana Vasconcelos são instalações com ar lúdico e crítico e de grande efeito visual, criadas muitas vezes através da introdução de desvios de funcionalidade de objectos que se podem assemelha a peças de mobiliário ou equipamentos.



"Joana Vasconcelos - Esculturas de 7 metros à porta do CCB" Vence concurso por convites para uma obra a instalar à entrada do Museu Berardo. A artista propôs um duplo castiçal inspirado em Duchamp.

Duas esculturas-castiçais de Joana Vasconcelos (Néctar), com sete metros de altura e três de diâmetro, em ferro e vidro, vão assinalar a instalação do Museu Berardo no CCB.

Diz que será a versão feminista do «ready-made» de Marcel Duchamp, ‘Secador de Garrafas’, tendo usado garrafas de vidro com luz eléctrica para dar forma a um castiçal ou candelabro. Em vez duma escultura única, a artista propôs uma obra dupla, com duas partes iguais que ficarão durante um ano a marcar as entradas do Museu, uma na praça interior e a outra nos jardins.A sua obra tornou-se mais conhecida do público português a partir de 2005, quando apresentou "A Noiva", um lustre feito com vinte mil tampões higiénicos femininos e que foi escolhido como peça principal da Bienal de Veneza daquele ano.


Na nova exposição a artista plástica regressa com três peças de grandes dimensões, o sapato de salto alto, a colcha de sete metros em crochet manual, que será suspensa na fachada do palácio, e a embarcação que ficará colocada junto a uma gôndola do Gran Canall.


"No caso do sapato Dorothy, que é, afinal, uma sandália de santo alto, o meu objectivo era chamar a atenção para a dualidade da vida actual das mulheres, da incompatibilidade entre os afazeres domésticos e a vida social activa", explicou, indicando que ficará instalado no jardim do palácio. Para esta abordagem quis usar panelas - "o típico tachinho de fazer o arroz" - e respectivas tampas, em vários tamanhos. Daí que, ao construir o sapato, a dimensão final de "Dorothy" "nunca poderia ser pequena".
Sofia

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB