O Natal na Arte : Iconografia

Nesta quadra Natalicia propomo-nos divulgar atraves da Arte logo da imagem esse momento . O momento que viu nascer para o mundo segundo a perspectica Crista o Salvador da Humanidade Deus feito Homem e entre os Homens ou do ponto de vista Historico um dos personagens mais importantes da Humanidade que alterou diversos factores vivenciais entre os quais que a vingança ou o olho por olho dente por dente ( lei de Taliao ) nao devem ser praticados, mas sim a paz e o amor para alem de inaugurar todo um novo percurso da humanidade e Civilizacional que nos somos herdeiros.

A historia da Arte , dos generos e dos Artistas , do ponto de vista patrimonial - conceito tao caro nos nossos dias- legou-nos um extenso volume de obras que reflectem o tema do Natal . Foram realizados ao lonogos dos seculos atraves de encomenda -O encomendador : um dos conceitos mais importantes para entender a historia da arte - para um determinado local na maior parte das vezes o espaço sacro da Igreja . Hoje porem estas obras encontram-se descontextualizadas remetidas ao espaço dos museus , apenas vistos como valores patrimoniais e nao funcionais .

A Iconografia é o ramo da Historia da Arte que estuda os varios momentos Liturgicos . O tema do Natal é dividido na Iconografia em 3 grandes momentos : A Natividade; A Adoraçao dos Pastores e a Adoraçao dos reis Magos.
Este post é uma introduçao a um a serie de posts que se seguiram retratando estes momentos , porem eu incluo ainda antes desses temas principais a Anunciaçao .
Nao é portanto estranho a simbologia e importancia teologica da principal oraçao dos Cristaos o Rosario que nos 4 Misterios iniciam a vida de cristo por este tema nos misterios Gozosos http://en.wikipedia.org/wiki/Rosary#The_Mysteries

Um bocado de Historia da Historia da Arte tema que me é muito caro introduzo assim os principais nomes desta nobre profissao que se dedicaram em especial a este ramo da Historia da Arte a Iconografia

Emile Male
http://en.wikipedia.org/wiki/Émile_Mâle
http://dictionaryofarthistorians.org/malee.htm

Johan Huizinga
http://en.wikipedia.org/wiki/Johan_Huizinga
http://www.ljhammond.com/classics/cl4.htm#huiz

Andre Grabar
http://www.dictionaryofarthistorians.org/grabara.htm
http://links.jstor.org/sici?sici=0070-7546(1991)45%3Cxii%3AAG1%3E2.0.CO%3B2-D

Louis Reau
link para uma das obras mais importatnes a iconografia da arte crista em 6 volumes
http://www.ed-serbal.es/listado.asp?familia=Cultura%20art%C3%ADstica&idfamilia=4

Gaston Duchet-Suchaux
http://www.allbookstores.com/author/Gaston_Duchet-Suchaux.html

Engelbert Kirschbaum
http://de.wikipedia.org/wiki/Engelbert_Kirschbaum

Erwin Panofsky
http://en.wikipedia.org/wiki/Erwin_Panofsky

Mircea Eliade (Religiao)
http://en.wikipedia.org/wiki/Mircea_Eliade


Fontes Primarias:
Cesare Ripa
http://fr.wikipedia.org/wiki/Cesare_Ripa
http://emblem.libraries.psu.edu/Ripa/Images/ripatoc.htm
http://www.levity.com/alchemy/iconolog.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Council_of_Trent
http://it.wikipedia.org/wiki/Concilio_di_Trento
http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Borromeo
http://en.wikipedia.org/wiki/New_Testament_apocrypha

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB