A obra de rothko para o restaurante four seasons é porventura uma especie de capela sistina da arte do seculo XX , nunca colocada no local para a qual foi concebida, esta visao pode ser complementada com a percepçao da outra obra chave de Rothko realizada em Houston , que é agora reconehcida com a capela Rothko http://www.rothkochapel.org/ . Nunca saberemos como ficariam os cerca de 40 quadros "compostos" pelo mestre do Expressionismo Abstracto no restaurante do edifiocio Seagram de mies van der rohe e philip Johnson. Contudo é destes acasos que se faz a histoira da arte , da visao suprema do artista da posse e autorismo da obra em recusar aposprocesso criativo de genio a colocaçao da obra no local que seria indigno na sua visao. De um dos edificios miticos do movimento Moderno (alias as obras nunca chegaram a ser colocadas no espaço idealizado) para o recinto museologico ficou a obra fragmentada mas o mito se fez. Estas obras transmitem-nos nao a sensaçao do efemero do momento, do hoje , do conceptualismo presente nas vivencias e posturas que arte contemporanea requerem e a sempre necessaria explicaçao do artista numa postura demasiado intelectualizada da obra de arte mas sim o fabuloso sentido do eterno e do amanha que a grande Arte invoca nunca divorciada do publico por mais abstracta que seja como desta se trata. As obras idealizadas por Rothko para o edificio Seagram sao uma das obras primas do seculo XX a par da capela rothko figuram no meu entendimento a capela sistina da arte pictorica do seculo XX e por esse motivo pertencem ao amanha ....sao eternas tais como as obras primas do passado . Nao estando no local para o qual foram idealizadas cumprem o seu papel , que é o da arte , o de ligar o artista com o observador o de ligar a arte com a sociedade e nao dividir como creio que a maior parte da arte dos nossos dias o faz. Para quando o dia em que estas obras primas estarao reunidas num so espaço fica o desejo , a vontade cade aos museus: Tate , National Gallery em washington e Kawamura Memorial Museum
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