4.º Seminário “Espaços Verdes no Ordenamento do Território”




O 4.º Seminário “Espaços Verdes no Ordenamento do Território” realiza-se na próxima quinta-feira, no Salão Nobre da Universidade Lusíada, em Famalicão, numa iniciativa da responsabilidade da Mesquita Guimarães Agro-Florestal Ld.ª em conjunto com a Didáxis Escola Cooperativa de vale S. Cosme – anunciou Artur Mesquita Guimarães, responsável pela organização.

A primeira sessão da manhã terá como moderadora Isabel Martinho da Silva (FCUP), sendo o primeiro tema “Corredor ribeirinho do Rio Pelhe: da escala municipal à definição da Estrutura Ecológica Urbana de Vila Nova de Famalicão”, a cargo da arquitecta paisagista Cristina Pereira. Segue-se o tema “Agroparque – uma estratégia para a estrutura ecológica urbana”, pela também arquitecta paisagista Elisa Bairrinho. Ainda de manhã, haverá lugar para uma mesa-redonda sobre “Espaços Verdes no ordenamento do território”, tendo como moderador Paulo Farinha Marques (FCUP), com intervenções previstas de Isabel Martinho da Silva (FCUP), Ana Luísa Soares (ISA), Luís Martins (UTAD), Fernando Mariz (UL), Maria João Dias Costa (DRCN – Mosteiro de Tibães), Benedito Calejo (geólogo consultor), Elisa Bairrinho e Cristina Pereira.

De tarde, os trabalhos prosseguem com “Uma perspectiva sistémica do ordenamento” (Francisco Alves), “A alteração dos usos do solo como indicador de transformações na relação Homem-Natureza: um estudo de caso na Bacia do Leça” (Helena Madureira), “Uma proposta para uma Rede Metropolitana de Parques do Porto” (Teresa Andresen) e “Os espaços naturais protegidos na Galiza: conservação da natureza e desenvolvimento sócio-económico” (Valerià Paul Carril, da Universidade de Santiago de Compostela). A sessão de encerramento está marcada para as 17.30 horas.

Registe-se que o Conselho Científico deste Seminário inclui Teresa Andresen (FCUP), Fernando Mariz (UL), Luís Martins (UTAD), Ana Luísa Soares (ISA), Paulo Farinha Marques (FCUP), Helena Madureira (FLUP), Valerià Paul Carril (Universidade de Santiago de Compostela), Maria João Dias da Costa (DRCN – Mosteiro de Tibães), José Fernandes (Didáxis) e Ana Paula Mesquita Guimarães (MGAF).

2 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB