Siza fala do seu Ibere Camargo....faup dia 26


Álvaro Siza Vieira, nome maior da arquitectura portuguesa e decano da Escola do Porto, vai "regressar" à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), na próxima sexta-feira, dia 26 de Março, pelas 18 horas, para falar de uma das suas mais emblemáticas obras, a propósito do debate: “Fundação Iberê Camargo: o projecto, a obra, as tecnologias”.

Inserido no lançamento do segundo número da revista "Cadernos d’Obra”, editada pelo GeQualTec, o evento contará com a presença, para além de Álvaro Siza Vieira, autor do projecto de arquitectura da Fundação Iberê Carmargo, de Jorge Silva, autor do projecto de estruturas. Caberá aos dois dar a conhecer melhor aquele que foi o primeiro edifício construído em betão branco no Brasil


O debate de sexta-feira terá lugar no Auditório Fernando Távora da FAUP. A entrada é livre.






Projectada em 1998 e construída entre 2004 a 2008, a Fundação Iberê Camargo surgiu com o objectivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro, tornando-se de imediato uma referência internacional, não só nos meios arquitectónicos, como da engenharia, pois foi o primeiro edifício construído em betão branco no Brasil. Em 2002, o projecto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza, tendo sido distinguido com um mérito especial na Trienal de Design de Milão.

Nesta edição da revista “Cadernos D’Obra”, o projecto da Fundação Iberê Camargo é abordado sobre perspectivas científicas da arquitectura e da engenharia e por diversos autores. Entre eles estão os arquitectos Kenneth Frampton e Rafael Moneo, e os engenheiros Vasco Freitas, Raimundo Mendes da Silva, Silva Afonso e Ângela Nunes.

Para Siza Vieira, a participação no debate representará então o regresso a uma casa com a qual mantém uma ligação umbilical. Licenciado em 1955 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, antecessora das faculdades de Arquitectura (FAUP) e de Belas Artes (FBAUP) da U.Porto, Siza Vieira foi docente daquela instituição entre 1966 e 1969, voltando posteriormente em 1976 (sempre como Assistente). Em Outubro de 2003, deu a sua “Última Aula” na FAUP, evento que serviu para homenagear aquele que é um dos mais ilustres antigos estudantes vivos da Universidade.
A revista "Cadernos d’Obra" é uma publicação científica internacional sobre construção de edifícios, lançada pelo grupo GeQualTec em Janeiro de 2009. Inserido na Secção de Construções Civis do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia do Porto, o GeQualTec tem vindo a desenvolver já há alguns anos actividades científicas em áreas do conhecimento relacionadas com a construção dos edifícios, nomeadamente no âmbito da Gestão, Qualidade e Tecnologia, e em colaboração com o tecido empresarial nacional e internacional.

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB