Dia Internacional da Mulher

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher.

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
A data surgiu em honra das operárias protagonistas do protesto realizado a 8 de Março de 1857, em Nova Iorque. Nesta data fizeram greve e ocuparam a fábrica onde trabalhavam para reivindicar a redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias.
Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. A data foi adoptada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.
O dia da mulher é hoje mas todos os dias as mulheres provam que são merecedoras de um lugar igual na sociedade. Este é um dia simbólico que representa toda uma luta por mais direitos, direitos que ainda hoje estão por conquistar. Tais como, desigualdade de salário, acesso limitado a lugares de chefia nas empresas e instituições, discriminação à maternidade.
Infelizmente este dia perdeu algum do seu sentido original, sendo a data utilizada, também, para fins meramente comerciais.

A todas as mulheres, um óptimo Dia da Mulher

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB