Acreditamos nos de facto na Astrologia??

A Reflexao que se segue parte de mais uma conversa muito interessante que tive com o Vitor nas visita de estudo de ontem a Varzea Cova-Cabeceiras de Basto-Alijó/Tua e Marao, no ambito da disciplina de Fitogeografia.

Entre muitas conversas registadas nesse dia destaco uma em que o tema foi a Astrologia ou o cepticismo versus crença no poder dos Astros no nosso destino.

Para ajudar a transmitir a minha postura perante este tema vou axuliar-me de um excerto do episodio 3 da celebre serire Cosmos de Carl Sagan.
De facto ha mais de 300 anos que a Astronomia e a ciencia se viu "livre" das amarras misticas e mitologicas da interpretaçao dos astros, mais ao menos pela mesma altura que a Quimica se viu livre dos inventores e fazedores de ouro os alquimistas. Eu vejo nessa situaçao ambigua da ciencia uma forte influencia da Antiguidade nomeadamente do periodo Romano , apesar da historia nos dizer que em 476 o imperio Romano do Ocidente ter terminado a sua influencia em momento algum terminou, nomeadamente a cultural , mas tambem a religiosa uma vez que o Cristianismo Papal é uma herança Romana. Essa herança foi de tal forma forte (Greco-Romana) que a propria Igreja viu com dificuldades as novas descobertas que punham em causa a visao Ptolomaica do Universo.
Creio que na verdade a sociedade nao acredita de facto na Astrologia ou na influencia que determinado alinhamento planetario ou Estrelar tenha no destino de um ser vivo no momento do seu nascimento, é demasiado redutor. A Falsa crença advem do facto de ser mais facil a cada um de nos culpabilizar os nosso actos ou o rumo da nossa vida nos Astros, ou para aqueles mais fracos e menos criativos é mais facil pegarem naquilo que os Astrologos dizem e assumirem-o como acçao de vida, uma forma ditaturial ou mesmo Totalitarista de proseguir a vida.
Porque queremos nos que a interpretaçao misitica dos astros comande a nossa vida ? depois de todos os avanços da ciencia? No fundo o lado espiriutual e mistico da vida que a sociedade Contemporanea tenta esmagar sente ai o seu refugio. De facto vivemos assim num estado de ambiguidade e desalinho. Com esta reflexao nao pretendo argumentar que a ciencia é a total explicadora de todos os fenomenos apesar dos seus avanços ainda nao tem explicaçao para tudo , ainda nao tem mas tambem nao terá. Por isso condeno tambem aqueles que assumem a ciencia como predilecta da verdade , posiçao quase religiosa daquilo que na verdade deve ser Ciencia!. (conhecimento)
No fundo o que devemos todos ser é tolerante e respeitadores das crenças dos outros por mais reboscadas que sejam e a Astrologia é no fundo uma fuga facil para aqueles que nao querem encarar a vida de frente , que se vem arremassados para o determinismo Astrologico.
É minha "crença" que a unica coisa que os Astros nos podem dar é o Calor e a Energia do Sol sustentador de toda a vida e este nosso planeta o unico "astro" que nos sustenta mais nao seja onde colocamos todos os dias os nossos pés . O unico efeito gravitacional é esse de nos manter de cabeça para cima e nao para baixo ou cairmos redondos no espaço sideral. O desejo de nos aproximarmos do Cosmos no seu todo deve partir da fiel e honesta ligaçao entre todos nos na liberdade da vida , na tolerancia de conhecimentos.....e nao na superstição astrologica....a filosofia religiosa mais influente do Ocidente transmite-nos tambem um episodio estrelar que pretende ser uma metafora para uma maior humanizaçao do mudo , o facto de os 3 reis magos simbolos do misticismo Oriental prestarem homenagem ao menino Jesus guiados para isso por uma estrela.

Podemos sempre analisar a Astrologia como uma Arte , uma forma simbolica de linguagem, uma tradiçao mitologica ligada aos nosso tempos primoridais , um veiculo inicial para a procura do entendimento do cosmos que levará ao estudo cientifico com a Astronomia, peca pelo seu aspecto determinista , adivinatorio e supersticioso que pode esmagar a criatividade e a liberdade de um ser humano quando considerada verdadeira nos seu enunciados

Vejam entao o grande Humanista e Cientista Carl Sagan a explicar a sua visao da Astrologia como pseudociencia num excerto do 3º episodio de Cosmos : http://en.wikipedia.org/wiki/Cosmos:_A_Personal_Voyage :

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB