Exposiçao Julio Resende na Alfandega do Porto

Obra do mestre em exposição na Alfândega do Porto
Mais de duzentos trabalhos de todos os períodos artísticos de Resende em exposição na Alfândega.

O edifício da Alfândega, no Porto, acolhe a partir desta terça-feira uma grande exposição antológica dedicada a Mestre Júlio Resende, comemorativa dos 90 anos do pintor. O presidente da República esteve presente na cerimónia de inauguração desta mostra com mais de 200 obras representativas das principais fases artísticas deste homem nascido no Porto a 23 de Outubro de 1917.
O programa das comemorações inclui mais três exposições. Duas delas serão apresentadas na Fundação Lugar do Desenho, em Valbom, Gondomar e uma outra na biblioteca municipal daquele concelho.
A Fundação vai receber a obra mais recente do Mestre, que escreveu um pequeno texto a propósito desta aventura por novos caminhos e outros percursos. Segundo Resende, o que ali está é "um pouco como um fio de água que começou procurando uma via para dar livre curso a um destino, decerto ignorado, todavia decidido a vencer tentações de aprazíveis águas paradas, ou movidas por quebrantos de um fado que a talhou. Percurso tão longo como demorado chegou aqui bem perto do seu destino. Olhando para trás, quase a perder de vista, ficou um traçado sinuoso que é o desenho que resulta de indeclinável rumo. Ponto e parágrafo. O que fica registado não lhe atribuo qualquer ênfase. É um monólogo dirigido ao outro-eu".
Esta exposição poderá ser vista até 13 de Abril, tal como a que é dedicada aos 10 anos do Lugar do Desenho.
Na Biblioteca Municipal de Gondomar poderá ser vista a mostra "Resende na Ilustração". Estará patente ao público até o final do mês e inclui obras de ilustração destinadas a livros de Ilse Losa, Sophia de Mello-Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Arsénio Mota e Dina Salústio.
in.Expresso

0 comentários:

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB