Nova Igreja em Fatima



Aproveito o momento ainda fresco para fazer alusão a inauguraçao da nova igreja no Santuario de Fatima nao o faço como homem espiritual mas como observador das quastoes artisticas e civilizacionais. De facto e construçao da nova igreja de Fatima (igreja da Santissima Trindade) faz-me pensar numa analise muito diacronica das qustoes patrimoniais. Nos tempos contemporaneos em que caminhamos a Arte ja nao tem a funçao de epocas como idade media ou epoca Moderna , os meios sao diferentes , os objectivos tambem, assim como encomendadores e esteticas. A construçao da Igreja da Trindade faz-me pensar na velha qustao perseguida pela historiografia da Arte que é a procura em determinados momentos civilizacionais da "Obra de Arte total" creio que esta nova "basilica" (que ainda nao é) de fatima é um exemplo sintomatico desta procura , nao na historiografia porque ainda é muito cedo para analisar em livro esta nova igreja mas na empresa humana em particular do encomendador. Ha de facto inquestionavelmente um desejo digo mesmo uma presunçao do encomendador (reitoria do santuario de fatima e a Igreja de Portugal) para marcar o panorama artistico e arquitectonico em Portugal , criando assim uma imagem global. Inserido numa Paisagem Urbana esmagada e mal tratada pelo homem a nova igreja consegue ser afinal uma verdadeira obra de "arquitectura paisagista" nao no sentido da profissao propriamente dita mas uma arquitetura na paisagem , respeitadora da envolvente e creio que simbolica tambem . A forma circular deverá ser deveras uma referencia a perfeiçao e apesar do simbolo da trindade ser o triangulo enfim o circulo é a forma perfeita relacionando-a com a ideia do divino que enfim em termos teologicos a Trindade representa Tambem a linh axial que em termos estruturais permite criar um aespaço tao vasto coberto permite fazer o dialogo entre a nova igreja e a velha basilica e o recinto do santuario.

A obra de Arte total que creio ser atingida com este exemplo é justificada pela forma como foi projectada , planeada e executada a obra. Alexandros Tombazis é o autor do que podemos chamar do master plan mas a sua volta geridos por este ou condicionados ou nao varios artistas portgueses e mundias participam ali com mosaicos , azulejaria, estatuaria, enfim artes decorativas etc.

Isto faz-me pensar na questao atras referida da analise diacronica, nao era isto que se fazia em tempos anteriores por exemplo na epoca Barroca, O que nao é se nao uma grande obra colectiva a Basilica de Sao Pedro em Roma , ou mais longe cronologicamente a Catedral de Santiago de Compostela??

Fatima esta enfim (finalmente!!) na grande rota dos locais de peregrinaçao , como homem sensivel as questoes artisticas e como historiador da Arte ( de facto enquanto estudante sempre senti uma atracçao pelo estudo de locais de peregrinaçao particularmente o caminho de Santiago, bem como a tipologia dos santuarios - exemplo de estudos sobre esta tipologia na antiguidade classica-) os locais de peregrinaçao fascinam-me quer do ponto de vista artistico bem como da historia das mentalidades , e Fatima nao me apaixonava e ainda nao apaixona ( talvez pelo "preconceito" de algo contemporaneo ainda com pouca histoira ao contrario de santiago de compostela) mas a construçao desta igreja nova é uma mais valia para o santuario e para o entendimento civilizacional e artistico do local. Posso enfim dizer que Fatima se insere nas grande rotas de peregrinaçao a par de Roma e Compostela bem como Jerusalem os grande locais de epocas anteriores , claro que so o futuro o poderá dizer e um futuro muito distante , mais uma vez a patine do tempo caracteriza os sitios e mitifica os lugares.


Post: Filipe

3 comentários:

Anónimo disse...

gostavas q dissesse q parece um esquisso teu??! ahah =p deveras semelhante ;)

Tiago B. Costa disse...

eu julgo que mais que o tempo são as pessoas enquanto grupo e enquanto Individualidades que farão ou não deste sítio algo místico a esse nível..

mas penso que uma garantia ja têm: a de que haverá muitas pessoas que nos próximos tempos vão visitar a o local, muitas delas até para apreciarem a obra e nem tanto com o sentido religioso da maioria

...é o que o Indivíduo pensa...

Anónimo disse...

muiro bem dizido eu proprio nao faria melhor

...é o que o filipe pensa...

tou como anonimo por ter perguiça de por a password

 
©2009 NÚCLEO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA: | by TNB