No primeiro post desta rubrica intitulada iniciação a musica descrevemos os objectivos desta iniciativa e começamos com a intemporal e mitica sinfonia 5 de Ludwig Van Beethoven. De facto a obra de Beethoven a par de Bach e Mozart, tem uma importancia fulcral e participa do sentimento mais popular da dita classica ou musica Erudita. Essa importancia pode ser comparada com factores civilizacionais como as alteraçaoes de Eras e periodos historicos alem do factores de historia da Arte demasiado obvios. Assim a par da mudança de era entre epoca Moderna e Contemporanea decidida pela historiografia pelos inicios da Revoluçao Industrial da segunda metade do Seculo XVIII ou mais concretamente o inicio da Revoluçao Francesa em 1789, a obra de Beethoven é por si so charneira entre eras, periodos bem como factores artisticos. A sinfonia 5 de Beethoven é por si so um exemplo que permite defender esta tese, tao bem enunciada por musicologos e historiadores da arte. Por esta razão antes de começarmos um ciclo mais natural de posts sobre historia da musica que enunciei no primieiro post, continuaremos a referir-nos ao Genero Sinfonico (Vocabulario Musical: Género exemplos : Sinfinia, Concerto para instrumento solista, Opera, Serenata, Concerto grosso, Sonata para piano, etc.) e porque a obra de Beethoven tem uma importancia real pelas inovaçoes esteticas esta terá influenciado todos os compositores posteriores a este, nomeadamente a Sinfonia (http://en.wikipedia.org/wiki/Symphony).
Gustav Mahler (http://en.wikipedia.org/wiki/Gustav_Mahler) é um exemplo fulgurante desta visão. A sua sinfonia 5 é disso exemplo pelo simples factor da citaçao musical apesar de distante no tempo e esteticamente. A quinta de Mahler inicia com o celebre motivo Beethoviano que pode ser traduzido pelo sinal "V" em codigo morse ( . . . _ ) por estas razoes muito mito se terá criado a volta da obra de beethoven. Por essa razão convido-os a assistir com auxulio do You tube ao inicio da 5ª sinfonia de Mahler (http://en.wikipedia.org/wiki/Symphony_No._5_(Mahler) que para alem do factor comparativo com Beethoven vale por si , com muitos outros factores que permitem descreve-la como uma das obras primas da historia da musica, a influencia de beethoven em mahler pode ser visto na ruptura da estrutura classica da Sinfonia em 4 andamentos , esta sinfonia é isso exemplo cuja estrutura se baseia em 3 momentos , sendo que o primeiro constituido por dois andamentos o segundo momento um andamento e o 3 momento em dois andamentos . Para alem disso para os amantes do cinema esta associa-se ao filme morte em Veneza de Visconti com o celebre Adagietto andamento numero 4 da sinfonia ( para questoes estruturais da sinfonia ver o link da wikipedia sobre sinfonia)
A referencia discografia que remeto é a interpretaçao do maestro Leonard Bernstein com a Filamrmonica de Viena gravada pela Deutsche Grammophon , porem o video que aqui coloco é um interpretação a cargo de Claudio Abbado (http://en.wikipedia.org/wiki/Claudio_Abbado )sucessor de Herbert Von Karajan na filarmonica de Berlim porem aqui numa gravaçao com a Lucerne festival orchestra . Esta interpretaçao nao esta disponivel na integra no you tube apresento o primeiro movimento na integra e excerto do 2º andamento . outros movimentos da sinfonia estarao a cargo de Zubin Mehta o celebre maestro Indiano.E o ultimo Andamento o Final a cargo De Sir Simon Rattle e a filarmonica de Berlim , Rattle (http://en.wikipedia.org/wiki/Simon_Rattle) sucessor de Abbado nesta orquestra
Iniciaçao a musica #3 iniciará o plano original desta rubrica com referencia ao género do Concerto para instrumentos solistas
Gustava Mahler Sinfonia 5 :
(Segundo Andamento da Sinfonia)
Terceiro Andamento da Sinfonia na Interpretaçao de Zubin Mehta
http://en.wikipedia.org/wiki/Zubin_Mehta
Ultimos Andamentos ou Movimentos da Sinfonia na Interpretaçao de Zubin Mehta o celebre Adagietto e o final:
Finale simon Rattle
Iniciação a Musica #2
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